Dr. Gilvan, respeite a camisa azul do Cruzeiro!

27 de Novembro de 2013 

Por Otávio Ogando

Gilvan

Não tenho a menor vergonha de dizer que, com apenas dois anos de mandato, o senhor, Dr. Gilvan, é o melhor presidente que o Cruzeiro já teve. Sanou as dívidas do clube. Contratou bem. Montou um super time. Valorizou a base. Trouxe um treinador vencedor. Foi campeão brasileiro!

Sabendo de suas qualidades e ciente da sua inteligência administrativa é que te peço. Te peço não. Te imploro! Por favor, respeite a camisa azul estrelada do Cruzeiro. E não digo isso no sentido figurado. É no sentido literal mesmo! Respeite a camisa do Cruzeiro. O uniforme. O manto. O pedaço de tecido azul com cinco estrelas bordadas na frente e um número branco atrás. Porque só uma palavra descreve a camisa do Cruzeiro nas últimas temporadas: descaracterizada!

Como uma camisa que já foi assim:

Image

Pôde ficar assim?

Image

Sei que os tempos são outros, que o clube precisa fazer caixa. Mas conte comigo: além da parte branca nos ombros, tem dois BMG gigantes e laranjas, dois símbolos da Olympikus, dois Guaramix, uma logo da TIM por número, uma coroazinha, o nome do jogador, um Angáprev embaixo, um selo de autenticidade no canto inferior direito e, nos últimos jogos, um “sócio do futebol” em cada ombro. São doze elementos gráficos competindo com as cinco pequenas estrelas no peito!!! E fico imaginando o abadá que o senhor está armando para o ano que vem agora que, além disso tudo, vão colocar também o escudo da CBF, de campeão brasileiro!

Te pergunto, Dr. Gilvan: Vale a pena?
Image

Quanto paga essa Guramix? 2 milhões por ano? Não dá pra crer que o senhor permita tamanha poluição visual pelo dinheiro da renda de um jogo contra o América de Tchotchó no Mineirão! Agora, se a intenção for transformar a camisa do Cruzeiro na camisa do Paysandu, o senhor está no caminho certo.

E pelamordedeus: Fora BMG! Que além de laranja tem um presidente atleticano. Na real, o presidente pode ser o capeta em pessoa, que não me importo!  Desde que as cores do patrocinador não conflitem tanto com o manto azul celeste…

Eu sei que o senhor vai dizer: “Bobagem. Quem quer ver o time campeão, tem que abrir mão de caprichos para conseguir receita para o clube”. Pode ser, Doutor Gilvan. Mas, pense que, quanto menor o número de anunciantes, mais o senhor poderá cobrar do patrocinador master. E nem preciso dizer que uma camisa bonita vende mais, gera mais receita e deixa o torcedor mais feliz. E não é essa a razão para tudo isso? Dê uma olhada em quantas réplicas de camisas antigas você encontra nos jogos do Mineirão. As pequenas manufaturas nunca venderam tanto. O torcedor sonha com um uniforme digno. Se 100 mil foram as ruas comemorar o título, garanto pelo menos 200 mil festejando a saída do BMG.  Eu mesmo prometo que faço outro sócio se os pedidos forem aceitos.

Dr. Gilvan de Pinho Tavares, escute a torcida. Limpe a camisa. Aumente as estrelas, que devem ser bordadas e não silkadas. Tire a coroazinha. Reduza os patrocinadores para no máximo o Master e mais um na manga. E, quem sabe, faça uma eleição entre os sócios para escolher modelos para a nova camisa. Talento na nossa torcida é o que não falta.
Image

A propósito, feche com um fornecedor decente! Seja Nike, seja Adidas. Umbro e Puma também são aceitáveis. Alguma que consiga suprir a demanda. Não importa que sejam multinacionais super exploradoras. Por mais duro que seja, eu consigo viver com isso. O que não dá mais para agüentar, é essa camisa de tirar o sono.

Pode parecer um assunto irrelevante, mas posso provar que não é. Basta perguntar ao seu amigo Ciscotto o quanto ele foi importunado esse ano com perguntas sobre a Caixa patrocinando o clube. Ou quantos cliques alcançam as matérias sobre o assunto nos grandes portais.

Por isso te peço, Dr. Gilvan, respeite a camisa azul do Cruzeiro! E a branca também!

Nem que pra isso tenha que negociar um jogador. O Egídio, quem sabe.

Image

Por Otávio Ogando

Twitter

Facebook

Leia também: 7 razões para o título do Cruzeiro que você não vai ver em nenhum jornal

https://footleaks.wordpress.com/2015/10/20/7-razoes-para-o-titulo-do-cruzeiro-que-voce-nao-vai-ver-em-nenhum-jornal/

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s